(31) 3031-0406
 - contato@chaminesolucoes.com.br

ISO IEC 17.025

Referência mundial, a ISO/IEC 17025 possibilita que os laboratórios produzam resultados altamente confiáveis e, dessa forma, demonstrem que são tecnicamente competentes. A norma é fruto de trabalho conjunto da Internacional Organization for Standardization (ISO) e da International Electrotechnical Commission (IEC), sob a gestão do Comitê ISO de Avaliação de Conformidade (ISO/CASCO).

Em seu escopo, a ISO/IEC 17025 especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente dos laboratórios. É aplicável a todas as organizações que realizam atividades de laboratório, independentemente do número de funcionários.

Na introdução da ABNT NBR ISO/IEC 17025, é ressaltado que a norma foi desenvolvida com o objetivo de promover a confiança na operação dos laboratórios, porque contém requisitos que lhes permitem demonstrar que operam com competência e são capazes de gerar resultados válidos. Informa ainda que os laboratórios que estejam em conformidade com este documento também operarão, de modo geral, de acordo com os princípios da ISO 9001.

É destacada também a necessidade de o laboratório planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades, já que essa atitude estabelece uma base para aumentar a eficácia do sistema de gestão, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos. O laboratório é responsável por decidir quais riscos e oportunidades necessitam ser abordados.

Ao final da introdução é observado que a utilização do documento facilitará a cooperação entre laboratórios e outros organismos e ajudará no intercâmbio de informações e experiências, bem como na harmonização de normas e procedimentos: A aceitação de resultados entre países é facilitada se os laboratórios estiverem em conformidade com este documento.

A Chaminé Soluções em Monitoramento Ambiental, fundada em 15 de dezembro de 2009, empenhada em prestar o melhor serviço a seus clientes, instituiu em sua estrutura o Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025. Tendo seu reconhecimento de competência pelo Inmetro através Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) em 03/02/2015.

 

http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=CHAMIN%C